domingo, 2 de junho de 2013

Código de Ética para Profissionais de TI

A ética (palavra originada diretamente do latim ethica, e indiretamente do grego ηθική, ethiké), estuda a natureza do que é considerado adequado e moralmente correto. Muito se fala sobre a ética (ou a falta de ética) no Brasil, mas a ética também é muitas vezes violada em TI.

A ACM (Associaction for Computing Machinery ) possui um excelente código de ética para profissionais de engenharia de software, baseado em oito princípios. Para quem não conhece a ACM, ela é a primeira sociedade dedicada a computaçào no mundo e mantém, junto com a IEEE, os principais periódicos, jornais e revistas de computação do mundo.


1. PÚBLICO - Engenheiros de software devem agir de forma coerente com o interesse público.

2. CLIENTE E EMPREGADOR - Engenheiros de software devem agir de uma maneira que é no melhor interesse de seus clientes e empregadores e de acordo com o interesse público.

3. PRODUTO - Engenheiros de software devem assegurar que seus produtos e modificações relacionadas atendam aos mais altos padrões profissionais possíveis.

4. JULGAMENTO - Os engenheiros de software manterão integridade e independência em seu julgamento profissional.

5. GESTÃO - gerentes de engenharia de software e os líderes devem assinar e promover uma abordagem ética para a gestão de desenvolvimento de software e manutenção.

6. PROFISSÃO - Engenheiros de software devem avançar a integridade e reputação da profissão de acordo com o interesse público.

7. COLEGAS - Engenheiros de software devem ser justos e apoiar os seus colegas.

8. SELF - Engenheiros de software devem participar na aprendizagem ao longo da vida em relação à prática de sua profissão e devem promover uma abordagem ética à prática da profissão.

Uma versão mais extensa deste código pode ser encontrada aqui. Um bom passo que profissionais de TI podem fazer para criar um Brasil mais ético é criar uma TI mais ética, onde desenvolvedores busquem incessantemente a qualidade, gerentes sejam mais líderes do que feitores de escravo e que diretores evitem negócios excusos pelo simples prazer do dinheiro pelo dinheiro.



FONTE: http://marcomendes.com/blog/2011/08/codigo-de-etica-para-profissionais-de-ti/
Publicado em 7 de agosto de 2011 por Marco Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário